sábado, 18 de agosto de 2007

Reino Monera

Reino Monera


Reino Monera
Dimensão da bactéria As bactérias, tal como quase todas as células, estão aquém do limite de resolução do olho humano. A maioria das bactérias apresenta uma dimensão compreendida entre 0,5 e 5 micrómetros, inferior à de um cloroplasto, sensivelmente idêntica à de uma mitocôndria. Assim, uma única célula eucariótica poderia albergar um elevado número de bactérias...Devido às pequenas dimensões que apresentam, o melhor conhecimento da sua estrutura só foi possível através do microscópio electrónico.
















SIDA - S�ndrome de Imunodefici�ncia Adquirida

A SIDA constitui a primeira pandemia da segunda metade do século XX e originária da África central, onde provavelmente se produziu a primeira infec��o de um ser humano.

Um estudo retrospectivo, realizado com soros armazenados, mostra-nos o primeiro caso de infecção por VIH no Zaire em 1959. Os primeiros casos constatados nos Estados Unidos ocorreram por volta de 1968. Segundo parece, após ter-se mantido localizado durante um tempo numa pequena zona de �frica central, o vírus começou a propagar-se pelo resto do continente. No princípio da década de sessenta, passou às Caraábas e dali chegou À Europa e a América. Em 1981 foram declarados os primeiros casos nos Estados Unidos e hoje, na maioria dos países, a SIDA à considerada um problema de saúde pública.
A hipótese mais plausível para origem do VIH à a sua derivação de vírus que infectam os s�mios. Uma vez infectado um homem nalguma região do bosque africano, a sua passagem ao mundo urbano e a sua difusão explicar-se-ia através de fenômenos demográficos e sociais que tiveram lugar nesse continente, precisamente na década de setenta, tais como a descolonização, que levou consigo movimentos de população devido as perseguições tribais e políticas. Por outro lado, começaram as campanhas de vacinação massivas e a luta contra as doenças sexualmente transmissíveis, com o risco em alguns casos documentados, do uso da mesma seringa sem condições de esterilização. Transfusões sanguíneas com sangue contaminado também pode ter contribuido para a disseminação da doença.
O síndrome de uma doença representa o conjunto de sinais e sintomas que caracterizam essa doença. No caso da SIDA, depende da fase em que o indivíduo se encontra (ver mais abaixo).
A SIDAR à uma imunodefici�ncia porque o sistema imunitório (que faz a defesa do nosso organismo) � atacado e vai ficando cada vez mais debilitado até que deixa de ter capacidade de resposta. Adquirida quer dizer que a doença não é hereditária e desenvolve-se após o nascimento por contacto com um agente (no caso da SIDA, VIH)