terça-feira, 3 de julho de 2007


Clonagem é um processo de reprodução assexuada que utiliza métodos científicos artificiais para a introdução de células somáticas no lugar do óvulo e do espermatozóide.
É iniciada com um processo de isolamento dos trechos do DNA ou genes a serem clonados. Após o isolamento, o material é introduzido no DNA de outro organismo (principalmente bactérias, vírus, cromossomos artificiais de bactérias [BACs] e de fermento [YACs]).
A introdução feita em bactérias é inserida nos plasmídeos bacterianos que são pequenas moléculas de DNA que permitem sua utilização sem afetar o processo reprodutivo ou suas atividades vitais. Ao reproduzir, a bactéria multiplica a molécula recombinante originando várias cópias idênticas. Este processo é chamado clonagem de DNA ou clonagem gênica.
Utilizando essa técnica, pode-se formar uma biblioteca genômica que é a super-produção de cópias exatas de um gene ou trecho do DNA. Na espécie humana, essa clonagem é utilizada na produção de insulina que é retirada de um gene humano e introduzida em bactérias. Essas produzem grande quantidade do hormônio que é isolado e purificado, são utilizados por diabéticos.

Nenhum comentário: