segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Angiosperma


As Angiospermas ou angiospérmicas (das palavras gregas que significam sementes escondidas), plantas cujo nome mais atual é magnoliófitas, são parte do grupo das plantas com flores (Fanerógamas) - agrupadas na Divisão Magnoliophyta ou Anthophyta, do grupo das Espermatófitas, são o maior e mais moderno grupo de plantas, englobando cerca de 230 mil espécies.
Observação: os termos fanerógama e espermatófita referem-se ambos às angiospermas e gimnospermas, mas o primeiro designa a presença de flor e o segundo, presença de semente. É importante olhar no último subtítulo abaixo a nomenclatura dos grupos relacionada à classificação das
plantas (Reino Plantae em geral).

Características
As principais características das Angiospermas incluem
óvulos e grãos de pólen encerrados em folhas modificadas inteiramente fechadas sobre eles, respectivamente o carpelo e a antera. Estes órgãos podem encontrar-se juntos ou separados em estruturas especializadas, as flores. Estas por sua vez são normalmente providas de um cálice (as sépalas) e uma corola (as pétalas), que têm a função de proteger os órgãos reprodutivos, ao mesmo tempo que podem atrair insetos polinizadores pelo seu colorido intenso, seu perfume, ou suas formas diferenciadas.
Quando a oosfera é fecundada, o óvulo desenvolve-se para a semente e as paredes do ovário da flor se desenvolvem dando origem ao fruto. Os frutos podem ser secos e capsulares, ou carnosos, e sua estrutura está ligada ao tipo de dispersão a que as sementes são submetidas. Pode também ocorrer a formação do fruto sem a fecundação do óvulo em algumas plantas, processo denominado de partenocarpia. Angio significa proteção, e sperma significa semente. Desta forma, as Angiospermas são aquelas plantas cujas sementes estão protegidas, encerradas em um fruto pelo menos até o momento da sua maturação.

Classes
As Angiospermas dividem-se tradicionalmente em duas grandes classes:
Dicotiledôneas (ou Dicotyledoneae, ou Magnoliopsida), representada por uma imensa variedade de vegetais, inclusive as leguminosas, magnólias, margaridas e ipês.
Monocotiledóneas (ou Monocotyledoneae, ou Liliopsida), que incluem lírios, bromélias, palmeiras e orquídeas.

Nenhum comentário: